Sindieventos Bahia participa de Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) que marcou o Dia Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador da Cultura

15 de maio de 2024 Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA No último dia 13 de maio, a voz dos trabalhadores da cultura ecoou na 19ª Re

PIB no primeiro trimestre sinaliza mais um ano fraco na economia brasileira
Sindicalistas da Força Sindical participam de reunião de grupo de trabalho para debater valorização do salário mínimo

15 de maio de 2024
Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA

No último dia 13 de maio, a voz dos trabalhadores da cultura ecoou na 19ª Reunião Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos (CDH), através da participação do Sindieventos Bahia, filiado à Força Sindical BA, na audiência pública interativa dedicada a discutir a situação desses profissionais tão importantes para a identidade e o desenvolvimento do país.

A audiência foi realizada em consonância com o “Dia Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador da Cultura”, estabelecido pela Lei Nº 14.517, de 4 de janeiro de 2023, um marco legislativo que visa aumentar a conscientização sobre a importância dos profissionais da cultura. Esse dia, celebrado na segunda segunda-feira de maio de cada ano, foi instituído para reconhecer o papel vital desempenhado por esses trabalhadores na preservação, promoção e desenvolvimento das expressões culturais brasileiras.

Durante a audiência, foram destacadas questões fundamentais para o setor cultural. Adriano Malvar, presidente do Sindieventos Bahia, sindicato dos profissionais de eventos no estado, trouxe à discussão a ideia de criar uma comissão permanente para representar os interesses dos trabalhadores da cultura. Ele ressaltou que a cultura não deve ser relegada a segundo plano e que é fundamental que exista uma estrutura permanente para defender os direitos e interesses desses profissionais. “Que se crie uma comissão permanente, pois parece que hoje a cultura é um subgrupo do turismo, da comunicação”, destacou Malvar. Ele também enfatizou a importância de uma legislação que proteja o Ministério da Cultura de extinções futuras, além de reconhecer a diversidade cultural existente dentro do Brasil.

A presença e participação ativa do Sindieventos Bahia na audiência pública demonstram o compromisso da entidade em defender os interesses dos profissionais da cultura, especialmente em um momento em que o setor enfrenta grandes desafios. Emerson Gomes, presidente da Força Sindical BA, destaca que é fundamental promover o diálogo e a colaboração entre os sindicatos, gestores e agentes públicos. “Somente através dessa união de esforços poderemos encontrar soluções eficazes para garantir o merecido reconhecimento e valorização dos trabalhadores da cultura não apenas na Bahia, mas em todo o país.”

Adriano Malvar, presidente do Sindieventos Bahia